De Olho no Vestibular






Atenção

A redação dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota. 
Em 2011, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo Enem, recebeu em Brasília cerca de 120 pedidos judiciais de candidatos que, insatisfeitos com a nota obtida na redação, quiseram ter acesso à correção do texto.
Com as mudanças anunciadas ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma só redação poderá passar por análise de até seis corretores. Atualmente, o texto é corrigido por até três profissionais. Na edição deste ano, o texto que apresentar uma diferença de 200 pontos entre as notas concedidas por dois corretores vai seguir automaticamente para uma terceira análise. Hoje, para obter essa terceira avaliação, é necessário 300 pontos de diferença. O texto também será enviado para esse terceiro corretor caso haja diferença de 80 pontos na análise de um ou mais quesitos considerados na definição da nota. A nota final da redação, cujo valor máxima é de mil pontos, é baseada em cinco itens, como domínio do idioma escrito e aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento. Se ainda nessa terceira correção persistir a discrepância de pontos, a redação será novamente avaliada, dessa vez por uma banca presencial, formada por três membros. Essa última avaliação não inexistia.
A partir de julho, o Inep deve disponibilizar um guia para os candidatos do Enem com explicações sobre a metodologia para correção da prova, além de modelos de redação de excelência. “É preciso que o estudante saiba o que se espera dele”, disse Luiz Cláudio Cunha, presidente do Inep. As inscrições para o Enem 2012 ficarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 28, até 15 de junho. A prova ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro. (das agências de notícias)



Nenhum comentário:

Postar um comentário