quinta-feira, 25 de junho de 2009

3º Ano - Aula de Geografia na Informática

Olá alunos fantásticos do terceiro ano. Hoje vamos trabalhar leitura e compreensão de textos jornalísticos. Visitem esses sites abaixo e, em dupla, escolham duas matérias que vocês considerem importantes e/ou interessantes. Atenção: uma delas deve obrigatoriamente ser assunto geográfico. Depois de discutir o conteúdo em grupo, redijam um pequeno texto comentando essas reportagens e mandem como comentário nessa postagem. Não esqueçam de colocar os nomes e a turma. Boa produção e que Deus os abençoe.

BBC Brasil Istoé Globo National Geographic

Diário do Nordeste Super Interessante O Povo

Veja Revista da Semana

20 comentários:

  1. Renê, Elizangela, Ana Cláudia26 de junho de 2009 às 13:47

    Cerca de 50 pessoas da comunidade Jabuti, que é cortada pela BR-116, realizaram uma manifestação na altura do quilômetro 20 da rodovia. Por volta das 6 horas da manhã de ontem, eles atearam fogo em pneus nos dois sentidos da rodovia. Os que vinham para Fortaleza não conseguiam passar, enquanto no outro lado os motoristas utilizavam apenas uma faixa. A obstrução formou um congestionamento de três quilômetros no local, principalmente de caminhões, ônibus e veículos pesados.

    O grupo exigia a presença do superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Joaquim Guedes Neto, a fim de estabelecer um prazo para o início da construção de uma passarela naquele local, uma antiga promessa do órgão.

    ResponderExcluir
  2. Renê, Elizangela, Ana Cláudia26 de junho de 2009 às 14:02

    As viaturas do ronda do quarteirão já chegaram no interior em sobral e juazeiro. Mas o lançamento só acontecará no domingo.A partir de julho o programa já será implantado em mais de 18 municípios.
    As doze viaturas são equipadas com material de ultima geração.
    As do Crato e Barbalha já estão sendo aguardadas.
    3º a tarde

    ResponderExcluir
  3. Priscila Fernandes e Lucas Barbosa 3 ano- tarde26 de junho de 2009 às 14:10

    Estudantes de uma universidade em Columbia nos Estados Unidos, criaram uma árvore sintética q é capaz de absorver mil vezes mais carbono q as árvores comuns!

    ResponderExcluir
  4. Taís,Nathalia Silva,Wandeson 3 ano TARDE26 de junho de 2009 às 14:17

    O estudo realizado sugere que a evolução dos mamiferos é mais acelerada em regiões de clima quente.O dna dos que vivem em climas quentes muda com mais frequência.
    Os pesquisadores observam as mudanças de um gene que codifica uma proteína conhecida como citocromo B e comparam com o mesmo gene a um outro de referência em um ancestral comum entre cada par de mamíferos.

    ResponderExcluir
  5. Renê, Elizangela, Ana Cláudia26 de junho de 2009 às 14:17

    Com a greve o IJF prioriza atendimento de urgncia e emergncia
    Somente os médicos que não estão de greve.Todos os funcionários de nível médio e superior estão sem trabalhar fazendo greve em frente ao IJF.
    Ocorrerá um ajuste salarial de 13%,pagamento de gratificações atrasadas ,etc ,para que ocorra o fim da greve.

    ResponderExcluir
  6. sayara, Dayane 3ª ano A26 de junho de 2009 às 14:18

    NIVEL DAS ÁGUAS DO RIO NEGRO VOLTOU A SUBIR.

    Manaus .o rio negro alcançou ontem a marca de 29,71 metros a maior cheia desde que, o registro de suas águas é feito ,a partir de 1912, portanto a 107 anos.ele ja havia atingido 29,69 metros a maior índice até então registrada na história de 1953 . o serviço geológico do brasil ñ descarta que o nível do rio posssa subir ainda mais .qanto mais cheio estiver o rio solimos , mais alto será o nível do rio negro.

    ResponderExcluir
  7. O corpo do cantor Michael Jackson, que morreu na tarde de quinta-feira após sofrer parada cardíaca ele ficou com uma divida de 800 milhões pedente e muitos shows para realizar.

    ResponderExcluir
  8. sayara, Dayane 3ª ano A26 de junho de 2009 às 14:29

    ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO .

    Zezé di carmargo e luciano se apresentam hj num show inédito em fortaleza .uma das atrações do Ceará Junino, a dupla promete muito romantismo e animação .

    ResponderExcluir
  9. Taís,Nathalia Silva,Wandeson 3 ano TARDE26 de junho de 2009 às 14:31

    PESQUISA REVELA QUE 43% DOS ACIDENTES NAS MÃOS OCORREM NO TRABALHO
    Uma pesquisa realizada por Luís Carlos Sobania,revelou que 43% dos acidentes nas mãos e nos membros superiores acontecem no ambiente de trabalho.O especialista ressalta que o socorro mal conduzido pode causar a incapacidade funcional do trabalhador.
    Por isso tome cuidado no trabalho,no trabalho se exige respeito,dedicação e atenção!

    ResponderExcluir
  10. GRIPE SUÍNA
    Casos de gripe suína no Ceará e em outros estados.
    Bahia é o primeiro estado que foi atingido por essa doença com cinco casos,em segundo lugar Sergipe e Alagoas com quatro casos.Paraíba fica na terceira posição com dois casos. Maranhão; Pernambuco e Rio Grande do Norte igualam-se com o Ceará, com uma ocorrência da doença.
    Na visão de Fonseca, a confirmação do primeiro caso de gripe suína no Ceará não deve causar pânico à população, uma vez que no Brasil não há transmissão sustentada do vírus ele quis dizer que depois que a pessoa é curada ela não pode mais contrair a doença a não ser que ela saia do país e volte com a doença.

    Adolescente são apreendidos por roubo e latrocínio.
    Um grupo de três jovens menores de idade,um de
    17 anos e dois irmãos de 13 e 14 anos foram acusados de assaltos em dois bairros do Ceará(Riacho Doce e Rosalina).
    Eles negam qualquer participação nos crimes, a
    delegada Ana Lúcia Almeida fala que os adolescentes estavam agindo indiscriminadamente
    naquela área cometendo assaltos em ônibus;vendedores e entregadores.
    Os dois irmãos de 13 e 14 são responsáveis por dezenas de assaltos.
    Além das armas foram apreendidos estilingues
    e vários objetos que seriam produtos de assaltos.

    ResponderExcluir
  11. a america vai ficar secar ate 2025 nos entendemos que devido a desmatação é a erosão do ambinte resevatorio de água diminuem aumentando a área deserta ,ficar claro que a consenquencia do aquecimento global são piores do que imaginamos

    ResponderExcluir
  12. O presidente Luiz Inacio Lula da Silva sansionou nesta quinta-feira a medida provisoria.
    Ele acha com essa regularizãçao das posses os orgão de fiscalização tem maior facilidade para indentificar e punir eventuais crimes ambientais.

    ResponderExcluir
  13. Cristiano,Elizangela,Jamily29 de junho de 2009 às 19:51

    Efeito estufa-(comentário)Aeroportos europeus fazem entre si acordo para diminuir a emissão de CO2,são 26 aeroportos que poluia mais o ar na europa,com efeito positivo ouve concordancia entre eles, mas não dataram quando iria começar este acordo.

    ResponderExcluir
  14. Gripe suína
    É causada pelas estirpes de vírus da gripe, habitualmente infectam porcos.
    Sintomas:febre,fadiga,tosse,dores pelo corpo.
    Contágio:com o contato com o infectado com objetos contaminados.
    Não existe nenhuma vacina para os humanos só para os porcos.

    Aquecimento global
    O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura dos oceanos e do ar e tem possibilidade de continuação durante o século.O clima do hemisfério sul é mais estável.O aquecimento global tem sido motivo de muita preocupação.Muitas mudanças ambientais tem sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global.

    ResponderExcluir
  15. valdiana e maria elaine29 de junho de 2009 às 20:04

    achamos uma noticia muito triste do astro do pop.
    realmente uma morte supresa para todos os seus fãs. abateu o brasil inteiro principalmente todos os familias.

    ResponderExcluir
  16. Antonio Marcos n:03; Janaina Gomes da Silva ;José Ivanildo n:18 3 ano "B" Noite29 de junho de 2009 às 20:04

    O aeroporto espacial."Que tal sair de férias e olhar a Terra,estando fora dela?"É Um sonho que se tornará realidade...é o que afirma o Governo dos EUA.Eles estão planejando construir o Spaceport,até 2010.
    Essa idéia de visitar o cosmos,é muito interessante,mas o custo é caríssimo.Veja: para passar cinco minutos no espaço, o custo é de US$ 200 mil, e US$ 20 milhões, por uma semana na Estação Espacial Internacional.
    Realmente,só as "elites" poderão ir nessa viagem emocionante.

    ResponderExcluir
  17. michael jackeson começou a carreira apartir dos cinco anos de idade e de lá prá cá não parou continuou a vida artista . foi acusado de abuso sexual mesmo depois da acusações ele não parou a sua carreira.

    ResponderExcluir
  18. A GRIPE SUINA
    O BRASIL EXPERIMENTOU NA SEMANA PASSADA, PELA PRIMEIRA VEZ, OREAL IMPACTO DA PANDEMIA DE GRIPE SUINA QUE ASSUSTA O MUNDO HA CERCA DE DOIS MESES. ESCOLA FORAM FECHADAS E MILHARES DE ALUNOS ENTRAM MAIS CEDO NAS FERIAS ESCOLARES DE JULHO. A SECRETARIA DA SAUDE ALERTA TODA AS POPULAÇÃO PARA TER TODOS OS CUIDADOS EVITAR ESTAR EM LUGARES CHEIOS LAVAR SEMPRES AS MÂOS, FICAR LONGE DE PESSOAS COM RESFRIADOS,EVITAR FAZER VIAGEM PARA O CHILE E ARGENTINA. CASO VIAGEM PROCURE USAR MASCARA PARA SE PREVINIR. HA VARIAS ESCOLAS ADIANTANDO AS FERIAS POR ESTE MOTIVO.

    ResponderExcluir
  19. Cristiano,Elizangela,Jamily29 de junho de 2009 às 20:14

    As drogas dominam a sua vida?
    Segundo a pesquisa que ouve entre uma organização
    (UNODC)relata que as drogas é um dos principais veiculos que vem ha seculos destruindo crianças,jovens e adultos.
    As drogas trazem efeitos colaterais que destroi não somente o usuário,mais também indiretamente a sociedade e a familia.
    Nós queremos dizer diante de tudo isto que para melhorar nosso país faz-se necessario abrirmos os nossos olhos e começar a enxergar a realidade de uma vida mais diguina entre todos.

    ResponderExcluir
  20. Gripe A (a1n1)
    Foi confirmado um caso da gripe aqui no Ceara, + ñ precisa se preucupar com epdemia, pq após de ser curado ñ tem perigo de contrair a doença novamente, só se o individuo sair do país e voltar com ela.
    Em outros estados aqui da região Nordeste tbm teve confirmação da doença, Bahia foi estado aqui da região que teve maior confirmação da doença.

    ResponderExcluir